top of page
Buscar

Relato da participação no Congresso de Lausanne 2024

Foto do escritor: Rodrigo TinocoRodrigo Tinoco

 


Gente do Coração, última mensagem do L4. Um pequeno relato do Congresso de Lausanne 2024. Este texto é um compilado com recortes de vários outros que li durante estes últimos dias. Obrigado a você que me apoiou e com carinho permitiu que eu estivesse como delegado do Brasil presente no congresso.


Quarto Congresso Internacional de "Evangelização" Mundial (L4)

Tema: Que a igreja anuncie e demonstre Cristo, unida


O Primeiro Congresso Internacional de Evangelização Mundial em Lausanne (Suíça) em 1974, foi iniciado por Billy Graham, John Stott e outros. A segunda conferência em 1989 foi realizada em Manila (Filipinas), e a terceira conferência em 2010, Cidade do Cabo (África do Sul). A quarta conferência foi realizada esse ano, de 21 a 28 de setembro, em Incheon (Coreia do Sul). O Congresso teve a participação de mais de 5.000 delegados presenciais, representando 202 países / territórios (e outros 5000 online).


As exposições bíblicas aconteceram em todas as sessões e foram feitas no livro de Atos. Ótimas exposições bíblicas, acadêmicas e realistas, com aplicações relevantes e contextuais. Foi bom ver que os expositores da Bíblia eram de diferentes nações, homens e mulheres, e de diferentes faixas etárias. Os dias foram bem estruturados com temas dos Atos dos Apóstolos. O Espírito Santo, Perseguição, Concílio de Jerusalém, Local de Trabalho, Justiça, Unidade da Igreja, Meio Ambiente, Servidão, Quebrantamento, levando o evangelho a todo o mundo.


A conferência teve muitos componentes bem integrados e tecidos como um lindo bordado. A equipe do programa, a gerência de palco, o suporte técnico e a equipe de logística fizeram um excelente trabalho. Houve mais de 25 sessões de discussão que foram lideradas por bons e competentes especialistas. As sessões de discussão foram bem planejadas e facilitadas. As discussões foram documentadas e esperamos obter relatórios e artigos detalhados mais tarde.


A criação de uma arte digital ao vivo foi interessante, talvez a maioria a tenha visto pela primeira vez. A comunicação antes e durante a conferência para todos foi excelente. O aplicativo Lausanne foi uma excelente ferramenta útil para todos os delegados. Uma apresentação da história da igreja coreana de 140 anos como uma metáfora com 12 pedras em Gilgal foi enriquecedora.


As conversas aconteceram ao redor das mesas. Seis pessoas de vários continentes estavam em cada mesa para as sessões plenárias. Cada mesa tinha um código e minha mesa era a J19. Discutimos, compartilhamos e oramos juntos. Também sentávamos à mesa na reuniões das lacunas. Sim, as conversas aconteceram durante os intervalos, na hora da refeição, no tempo de viagem e durante o café no refeitório. Novas conexões e novas colaborações aconteceram, o que não pode ser computado, mas os frutos serão revelados na eternidade.


Fiquei impressionado:

1- com pessoas tão diferentes, representantes de tantas igrejas locais espalhadas pelo planeta, todas unidas.

2- em locais e horas diferentes do congresso, pessoas tão diferentes, se juntando e orando juntas. Pequenos grupos de 2, 3, 4, 5.


Senti falta:

1- de uma apresentação mais enfática no plenário dos dados da tarefa inacabada da igreja. Todavia, isto foi contemplado no "Relatório do Estado da Grande Comissão".

2- de diversidade musical. A música foi boa. Todavia, representava apenas uma cultura. Afinal, tínhamos 202 países / territórios.


Me preocupa:

1- o congresso foi construído para reflexão de diversas lacunas de atuação da igreja. Todavia, acho que há um foco muito grande no ambiente cidade e tecnologia (grupos sociais), em detrimento aos locais mais longínquos e esquecidos. Normalmente esses locais distantes são onde estão os "Povos Não Alcançados" (grupos culturais).


No último dia, após o congresso, tive a oportunidade de ir com a igreja sul coreana conhecer um pouco da história e dos desafios referente ao trabalho da igreja na Coréia do Norte. Os campos estão verdes.


Que a igreja anuncie e demonstre Cristo, unida. Se a igreja se unir, pode ser a última conferência global antes que o Senhor Jesus Cristo venha!


Documentos importantes:

-Pacto de Lausanne (1974),

-Manifesto de Manila (1989),

-Compromisso da Cidade do Cabo (2010),

-Declaração de Seul(2024),

-Relatório do Estado da Grande Comissão (2024).

Envio um resumo das plenárias do congresso.


🤲Ore e invista👇

💬61999664046 PIX-CEL🚀

👤Rodrigo Tinoco

Missionário de tempo integral

Preparando para 2025

+Projeto1 Uso das escrituras (Bíblia em áudio)

+Projeto2 Movimento de Tradução (Dados-LATAM)

+Projeto3 Saturação de Igrejas (Brasil)

+Projeto4 Povos não Alcançados (LATAM)

Cel: +55(61)9-9966-4046

FGT - Família Guerra Tinoco




 
 
 

1 hozzászólás


pkapingana
2024. okt. 28.

Bênção, meu irmão Tinoco

Kedvelés
bottom of page